5 dicas de filmes sobre empreendedorismo

5 dicas de filmes com ensinamentos valiosos, essenciais para quem é empreendedor(a).

03/12/2021 • Empresas
 Tempo de leitura: 3 min

Cursos de empreendedorismo, vídeo aulas, livros, palestras… Tudo isso é certamente muito válido para quem deseja imergir no mundo dos negócios. No começo deste ano, trouxemos 5 sugestões de livros repletos de conteúdos inspiradores, além de outros artigos e dicas sobre o assunto, mas você já pensou em ter aulas enriquecedoras de empreendedorismo deitado (a) no seu sofá enquanto relaxa e come uma pipoca?

Por isso, para que você possa se inspirar de uma maneira diferente, enquanto utiliza seu momento de lazer, separamos 5 dicas de filmes que tratam sobre esse assunto:

01 – Fome de poder (2016)

Falar de empreendedorismo retratado nas telas do cinema sem falar de “Fome de Poder”, é o mesmo que falar de McDonald’s e não citar Ray Kroc, que é um professor e tanto. Visionário, mesmo sendo apenas um vendedor de maquinas de milk-shake acabou revolucionando o consumo de alimentos em todo o mundo ao enxergar potencial na marca que nem mesmo os seus criadores conseguiam enxergar. 

O filme que conta a história da ascensão do McDonald’s e como uma mente empreendedora pode mudar o destino de uma marca está disponível na plataforma HBOMax. 

E fica a dica: vale a pena levantar do sofá e pegar uma caderneta para anotar tudo o que esse filme pode nos ensinar.

02 – Coco antes de chanel (2009)

De órfã e cantora de cabaré a uma das estilistas mais famosas do século XX, Coco também nos dá uma aula de sucesso dentro do mundo dos negócios. Tanto sucesso que até mesmo quem não entende de moda conhece ou já ouviu falar da marca Chanel.

A história da mulher que revolucionou o mundo da moda é contada nesta cinebiografia de 2009. Fundadora do própria império que hoje é reconhecido em todo o mundo, Coco com certeza tem muito a nos ensinar sobre empreendedorismo. 

O filme está disponível na plataforma Globo Play e vale a pena assistir e observar as características que levaram a estilista e sua marca ao topo, como sua determinação, inovação, criatividade, busca de oportunidade e principalmente, sua persistência. 

03- A rede social (2010)

A narrativa audiovisual conta a história de Mark Zuckerberg e a ascensão meteórica do Facebook, que o tornou o mais jovem bilionário da história.

O filme dá muitas dicas de como montar uma empresa, coisas a se fazer e não se fazer para obter o sucesso, como por exemplo saber escolher bem seus sócios e a importância de se ter contatos, além disso, ter foco, motivação e não ter medo de sonhar alto.

“A rede social” também está disponível na plataforma HBOMax e possui 2 horas de uma verdadeira aula sobre empreendedorismo. 

04- Jobs (2013)

A história de Steve Jobs e da Apple, umas das marcas mais lucrativas e reconhecidas da história é retratada neste filme de grande sucesso.

Como a maioria das empresas, a Apple começou em um lugar simples, com pouca estrutura e poucos recursos, o lugar era nada menos que a garagem dos pais adotivos de Jobs e aos poucos foi se tornando o que é hoje.

Essa obra audiovisual nos mostra como grandes empresas também passam por momentos de crise e superação e o quanto o empreendedor precisa manter a cabeça em equilíbrio tanto nos momentos de ascensão quanto nos momentos de decadência.

Pode-se dizer que o filme é uma lista repleta de comportamentos empreendedores e pode ser assistido através da plataforma Netflix.

05- Walt antes do Mickey (2015)

O filme mostra a infância e juventude de Walt Disney, o seu sonho de ser desenhista e a criação mais importante de sua vida que viria a ser um sucesso estrondoso e daria origem a umas das maiores marcas do mundo: o personagem Mickey Mouse.

Poucas personalidades no mundo são tão notáveis quanto Walt Disney, por isso a cinebiografia desse empreendedor nato merece destaque. Ele é responsável pela maior e mais importante indústria de animação do mundo e seu sucesso em hipótese alguma pode ser culpado pelo acaso.

O filme é inspirador e o sucesso de Walt e da própria Disney são molas propulsoras do pensamento empreendedor. Assista ao filme na plataforma Globo Play e aproveite tudo o que ele pode oferecer.

Pode-se dizer que maratonando todos ou assistindo um título de cada vez, depois dessas obras cinematográficas, além de imergir ainda mais no mundo do empreendedorismo, você com certeza se sentirá mais inspirado, motivado e preparado para empreender. Agora você já pode pegar a pipoca e começar!

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

WhatsApp