Nos últimos anos, o número de empreendedores no Brasil cresceu de forma surpreendente. Muitas pessoas viram na crise econômica uma motivação para dar início ao que, para muitos, representa o sonho de uma vida: ser dono do próprio negócio.
Entretanto, realizar esse sonho sem muito cuidado pode trazer um resultado que não condiz nada com o esperado.
Pesquisas apontam que, no Brasil, uma a cada cinco empresas fecha as portas após um ano de atividade – algo que acontece principalmente por conta da falta de planejamento inicial.
Afinal, empreender é uma atividade minuciosa e sujeita a muitos fatores que podem torná-la ainda mais complicada. Neste cenário, ter todas as informações levantadas e estar preparado para situações inesperadas é não apenas importante, mas essencial.
Neste artigo, listamos algumas perguntas que você deve fazer antes de dar os primeiros passos nessa jornada.
Essa pergunta pode ser interpretada de muitas formas, mas o ideal é começar pelo básico: qual o seu segmento de atuação? O que seu negócio irá vender? Se for mais de um produto ou serviço, é recomendado listar todas as suas entregas de forma detalhada.
Depois, você pode começar a pensar mais estrategicamente, como objetivos de crescimento a médio e longo prazo, por exemplo. Onde você quer estar daqui a 5 ou 10 anos?
Esta etapa é importante porque, sem saber onde se quer chegar, fica bastante difícil manter sua empresa no rumo certo.
Saber com quem você irá competir é importante por vários motivos. Entender como seus futuros concorrentes trabalham – o que eles oferecem e seus pontos fortes e fracos – facilita bastante o processo para criar seus próprios diferenciais.
Afinal, se sua empresa fizer exatamente o que os concorrentes fazem, o trabalho de criar argumentos de venda se tornará ainda mais complicado, dificultando a prospecção de novos clientes.
Tente entender quais pontos fracos da concorrência seu negócio pode explorar. Se seu segmento peca pelo atendimento, por exemplo, o ideal seria investir em uma boa jornada de compra (nome que se dá às etapas que seu consumidor passa até comprar seu produto ou contratar seu serviço) e em ações de relacionamento e fidelização.
Todo empreendedor deve concordar que os clientes são uma das partes mais importantes de qualquer negócio.
Se você não souber quem é seu público-alvo – seu gênero, faixa etária, lugares que frequenta, mídias que consome, entre outras informações – corre o risco de criar ações de marketing pouco eficazes.
Um ponto importante que você deve analisar nesta etapa é procurar entender quais dores seu público tem que sua marca poderia resolver. E essa resposta pode até mesmo ir além do seu produto ou serviço.
Se, por exemplo, seu segmento é conhecido por oferecer um serviço complicado, que peca pela organização e costuma levar dor de cabeça para os clientes, seu negócio poderia aproveitar essas fraquezas para oferecer uma solução disruptiva e mais adequada ao consumidor moderno, que preza pela conveniência.
Existem negócios em que os fornecedores têm relação direta com a qualidade dos produtos vendidos ou serviços prestados.
Se esse é o seu caso, é importante selecionar esses parceiros desde o início, avaliando questões como custo-benefício e comprometimento com prazos, por exemplo.
Só assim você terá a certeza de que irá trabalhar com empresas que condizem com seus padrões de qualidade.
Sem dúvida, essa é a questão mais importante. De nada adianta responder todas as outras perguntas se as respostas não são embasadas em dados e pesquisas.
Quando se trata de seu segmento e mercado, tente buscar informações em portais de notícias e pesquisas feitas por organizações confiáveis. Se precisar saber mais sobre seus concorrentes, você pode checar as redes sociais, avaliações e comentários de clientes. Quanto ao seu público, é possível fazer pesquisas rápidas diretamente com pessoas de interesse, tanto por formulário quanto por conversas informais.
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Agora que você já sabe como iniciar seu planejamento, é hora de colocar a mão na massa! Com cuidado e as informações certas, é possível criar um negócio lucrativo e duradouro.