A transformação digital é agora! Saiba como implementar no seu negócio

Engana-se quem pensa que transformação digital é complicado. Continue lendo e veja como atitudes simples podem descomplicar sua rotina empresarial.

16/01/2020 • Empresas
 Tempo de leitura: 3 min

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de transformação digital. Um termo que tem sido usado cada vez mais no meio empresarial e que ainda aparenta ser um “bicho de sete cabeças” para muitos gestores.

Todo mundo diz que é importante, mas poucos mostram como um negócio que não nasceu nos moldes do digital poderia implementar isso no seu dia a dia e atualizar-se para este novo momento na vida das empresas e dos consumidores.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que nos ajudaram a transformar a Velev digitalmente e que com certeza poderão ser aplicadas na sua empresa também!

Tudo começa pela cultura

É impossível implementar a transformação digital sem envolver todos os seus funcionários. Afinal, são essas pessoas que vivem a realidade do seu negócio e fazem ele acontecer.

É por isso que é tão importante abraçar o digital como parte da sua cultura interna. Quando você faz isso, pequenas atitudes começam a ser repensadas e, pouco a pouco, você percebe grandes mudanças.

Por exemplo, se os funcionários costumam deixar recados em um mural, depois de introduzir a transformação digital na cultura da empresa, pensar em novas formas de fazer isso (como por e-mail, intranet ou até mesmo WhatsApp) será algo natural.

Para isso, invista em treinamentos, palestras ou outras formas de compartilhar conteúdo. Convide pessoas experientes no assunto para uma conversa com sua equipe. Crie um ambiente fértil para a geração de novas ideias, onde todos se sentem confortáveis para dar sugestões e compartilhar o que sabem.

Repense processos em todos os setores

Mesmo que seja comum começar esse movimento pelo marketing, saiba que todos os setores da sua empresa podem ser transformados digitalmente, desde a recepção até o RH.

O marketing é, sim, muito importante e preferir investir em mídias online para divulgar seu produto ou serviço é essencial. Mas a transformação digital vai muito além disso. É preciso repensar processos em cada setor, eliminando etapas desnecessárias, resolvendo problemas e ganhando agilidade.

Você pode começar pela forma como as pessoas conversam entre si, por exemplo. Isso só se dá por e-mail e telefone? Existem ferramentas, como o Slack, que tornam a comunicação muito mais simples e fluida, diminuindo ruídos.

A tecnologia é sua melhor amiga

Além do Slack, existe uma série de ferramentas muito úteis que você pode adotar. Por exemplo, sua empresa ainda usam servidores físicos para armazenar arquivos? O Google Drive faz isso de uma forma bem mais prática: você poupa espaço e pode acessar esses documentos em qualquer lugar.

Automatizar tarefas para substituir a mão de obra humana em trabalhos operacionais também é uma tendência cada vez maior. Pesquise novas tecnologias e mantenha-se atualizado(a)! O uso de um software de automação pode reduzir o retrabalho e garantir um melhor uso da sua equipe.

Não tenha medo de errar

Quanto mais rápido você implementa uma mudança e testa na sua empresa, mais rápido ela irá evoluir e se adaptar. A inovação exige certa coragem, tanto dos gestores quanto dos funcionários.

No digital, tudo acontece muito rápido e ter processos engessados e demorados não combina nada com este novo momento que estamos vivendo. Empresas dinâmicas e abertas a mudanças são as que realmente conseguem se sobressair.

Conte com parceiros atualizados

Depois de todas essas mudanças na sua empresa, não dá pra continuar contando com parceiros que não estão no mesmo ritmo que você, certo? Um bom exemplo que podemos citar é a sua contabilidade.

Dá pra se dizer que, no Brasil, a transformação digital chegou primeiro às contabilidades. Um negócio que, até pouco tempo atrás, era visto como burocrático e antiquado, nunca esteve tão engajado em promover mudanças.

Uma boa dica é aproveitar este momento para conhecer as vantagens de um contabilidade digital, como já falamos em outro artigo.

E então, já está pronto para colocar tudo isso em prática? Nossa dica final é: nunca deixe de buscar novos conhecimentos! Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre inovação e empreendedorismo.

E caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a Velev, não deixe de conversar com a gente! Temos uma equipe de profissionais pronta para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas.

Tópicos relacionados: #
Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Documentos digitais: você conhece? Notícias

Documentos digitais: você conhece?

27/09/2018 • 3 min de leitura
Operação Concorrência Leal 3 Notícias

Operação Concorrência Leal 3

06/06/2017 • 1 min de leitura
Quer mais controle financeiro em 2020? Veja essas dicas! Economia

Quer mais controle financeiro em 2020? Veja essas dicas!

26/11/2019 • 3 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp