Aprendendo a fazer contratações mais assertivas

Mesmo sabendo que contratações equivocadas podem ser bastante prejudiciais, muitos empresários negligenciam essa etapa. Neste artigo, separamos algumas estratégias para você adotar no seu negócio e ter mais assertividade nos seus processos.

28/08/2020 • Nenhuma
 Tempo de leitura: 4 min

Todos nós sabemos o quanto uma contratação equivocada pode ser danosa para qualquer negócio. Ao apostar em candidatos inadequados, você corre o risco de aumentar o seu turnover (a rotatividade de funcionários), gerando prejuízos financeiros e causando danos ao clima interno.

Mas os problemas não acabam aí: ter um time com funcionários inadequados pode dificultar seu crescimento e criar uma cultura corporativa pouco saudável, resultando em uma baixa produtividade.

É por isso que o processo de contratação é sempre um desafio. Nessas horas, muitas dúvidas se passam na cabeça de um empresário: será que essa pessoa é mesmo tão eficiente quanto diz ser? Será que ela vai combinar com o restante da equipe? Como eu poderia ter mais certeza nas minhas decisões na hora de contratar?

Foi pensando nisso que nós separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão, para que você faça uma seleção mais assertiva dos candidatos e assegure que sua equipe seja formada apenas pelos melhores entre os melhores!

Entenda a função que seu futuro profissional deverá exercer

Se você não souber exatamente quais atividades o candidato deverá desempenhar, não saberá o que está procurando. Isso porque cada cargo exige conhecimentos e habilidades específicas e saber separar o que é essencial do que é um diferencial é muito importante.

Por exemplo, se você estiver contratando um profissional de marketing, as habilidades da área (como a capacidade de analisar dados e conhecimentos sobre mídias online e offline) são o básico, o essencial. O candidato ideal é aquele que vai além disso, trazendo competências extras, como boa redação, conhecimentos sobre o seu segmento e capacidade de trabalhar em equipe. Se você não conhecer o cargo e suas minuciosidades, dificilmente saberá identificar isso.

Caso a contratação seja relacionada a uma área totalmente fora da sua expertise, o indicado é solicitar a ajuda de profissionais que ocupam esse mesmo cargo, para que você entenda quais características deveria buscar. Essa ajuda pode vir, até mesmo, da sua própria equipe. E é aqui que entra nossa próxima dica.

Envolva sua equipe nas decisões

Dependendo do cargo, é bem provável que o novo funcionário irá se envolver muito mais com seus colaboradores atuais do que com você próprio(a) – são os demais membros da sua equipe que irão conviver com o candidato no dia a dia, dividindo funções, trocando conhecimentos e construindo conexões. 

Nesse sentido, nada mais justo que incluir o restante do time nessa decisão, não é verdade? Em empresas menores, isso pode acontecer quase de forma natural, mas, quando o número de funcionários é mais alto, tende a ser um pouco mais complicado.

Ainda assim, mesmo que você envolva apenas o time que irá trabalhar diretamente com o novo integrante, ter conhecimento sobre o que todos esperam já faz uma diferença enorme.

Seus colaboradores podem te trazer um panorama diferente, mostrando exatamente que tipo de pessoa melhor se encaixaria no ritmo daquele setor e quais habilidades realmente fariam a diferença no dia a dia.

Na entrevista, peça exemplos práticos

Quem nunca contou uma mentira inocente na entrevista de emprego? Perguntar para o candidato se ele tem know-how para liderar equipes quase sempre trará uma resposta afirmativa, mesmo que isso não seja totalmente verdade.

Para evitar esse tipo de situação, a nossa dica é pedir exemplos práticos. Em vez de apenas questionar sobre talentos para liderança, pergunte: você já liderou algum time? Como foi essa experiência?

Assim, você terá mais informações sobre o candidato e saberá como ele age na prática, que é o que realmente importa.

Conheça sua cultura interna

O culture code nada mais é que um conjunto de valores que permeia tudo o que acontece internamente em uma empresa, servindo como um guia em diversas tomadas de decisão.

Hoje em dia, cada vez mais gestores estão levando o culture code em consideração na hora de contratar um novo funcionário. Afinal, quando a equipe toda está engajada nos mesmos valores, fica muito mais fácil atingir objetivos e manter o negócio em crescimento.

Por outro lado, quando uma empresa não tem seus valores definidos, fazer a seleção de um candidato que realmente combine com o que ela está buscando é um processo bem mais complicado.

É por essa razão que conhecer seu culture code é tão importante!

Para isso, você pode fazer algumas perguntas-chave: quais valores eu gostaria de estabelecer internamente? Quais valores já estão estabelecidos? Como é a energia do meu ambiente de trabalho? Como meus funcionários demonstram entusiasmo? 

Você também pode abrir essas perguntas para toda a equipe por meio de uma pesquisa e então criar uma campanha de endomarketing para divulgar os resultados obtidos.

Essas são atitudes que beneficiam não só os colaboradores atuais e futuros, mas o seu negócio como um todo.

Já está preparado(a) para testar isso tudo na sua empresa? Lembre-se também que o processo de contratação não acaba depois da decisão final: o ideal é manter uma rotina de feedback, verificando o quanto seus funcionários estão evoluindo e quais melhorias poderiam ser implementadas.

Assim, você vai ter a certeza de que as pessoas (o recurso mais importante da sua empresa) estão sendo realmente valorizadas e bem aproveitadas.

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

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