Como trocar de contabilidade sem ter dor de cabeça

31/10/2018 • Contabilidade
 Tempo de leitura: 3 min

Não há dúvida de que o contador e o empresário precisam caminhar juntos, sendo que a relação precisa ser saudável, transparente e ética entre si.

E pode acontecer desta relação não ser mais satisfatória para o empresário. Por algum motivo o contador não atende as expectativas e necessidades da empresa, seja pelo crescimento desta ou até mesmo pela falta de atualização e modernização do escritório de contabilidade.

Sendo assim, é de escolha do empresário trocar de contabilidade. E muitos tem dúvidas se pode mudar a qualquer tempo, qual a melhor hora desta mudança, quais as responsabilidades da empresa, do antigo contador, do novo contador, dentre outras.

De uma forma objetiva, a resposta é SIM, pode mudar de contabilidade! E ainda podemos afirmar que DEVE mudar! Se atualmente suas necessidades não são atendidas, você não recebe orientação, consultoria necessária, a demora é excessiva às suas solicitações e geralmente sem justificativas, VOCÊ precisa desta mudança, pois é primordial para o crescimento saudável da sua empresa, ter ao seu lado uma contabilidade capacitada para o seu atendimento!

Então o primeiro passo é avaliar outros escritórios contábeis e aqui um ponto muito importante: avaliar não somente as propostas de honorários e sim a qualidade do serviço que te oferecem. Lembre-se você já está mudando de contabilidade por uma necessidade.

O segundo passo, aí sim, é verificar se o que te oferecem condiz com os honorários propostos e se cabe em seu orçamento. Você decidirá o que é melhor: custo ou benefício e se puder optar pelos dois, ótimo! Você fez a escolha certa. Agora, você precisa ver sua relação com a contabilidade atual, ou seja, o contrato de prestação de serviços que deve ter sido firmado no início da parceria e verificar se há algum prazo para rescindir e comunicar com antecedência, para que não seja surpreendido no momento desta solicitação. Após comunicado a rescisão, deverá informar ao novo contador, qual foi a data acordada para transferência, para que este processo aconteça de uma forma natural, sem gerar dor de cabeça à nenhuma das partes.

O antigo contador precisa entregar toda a documentação da empresa, dentro do prazo legal. Esta documentação deverá ser entregue ao novo contador que fará a implantação no sistema e dará sequencia no trabalho. A melhor hora de mudar, é quando você identificar essa necessidade! Não há um mês específico. Na prática muitos avaliam no final do ano como foi a relação com a contabilidade e acabam decidindo a troca para iniciar no próximo exercício, mas isto não é regra! Em qualquer período pode ser feito a rescisão. As responsabilidades são muito claras perante as partes. O antigo contador será responsável pela entrega das obrigações acessórias do período em que ficou responsável pela empresa; o novo contador passa a ser responsável pelas obrigações a partir do período que iniciou sua responsabilidade e o empresário precisa atender as partes no que couber, principalmente na entrega de documentos em tempo hábil, dentro do prazo.

Não podemos esquecer que existe uma relação profissional entre as partes. Por isso a importância em comunicar de uma forma clara e objetiva a rescisão, bem como entre os profissionais contábeis que devem manter entre si a ética, repassando as informações e documentos da empresa dentro do prazo, sem causar transtornos desnecessários. A mudança faz parte do crescimento, seja dentro da sua empresa, seja nas relações com prestadores de serviços, fornecedores, clientes, funcionários e terceiros.

Em especial à troca de contabilidade, ela será positiva se antes de qualquer mudança você se questionar: É NECESSÁRIO? POR QUE? O QUE QUERO? E então, encontre a contabilidade que atenda aos anseios da sua empresa.

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Documentos digitais: você conhece? Notícias

Documentos digitais: você conhece?

27/09/2018 • 3 min de leitura
Gestão Eficiente Geral

Gestão Eficiente

30/03/2017 • 0 min de leitura
IRPF 2019: perguntas e respostas Imposto de Renda

IRPF 2019: perguntas e respostas

02/03/2019 • 5 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp