Contabilidade online e contabilidade digital: entenda as diferenças

Muitas contabilidades migraram para uma das opções: contabilidade online e contabilidade digital. Mas você sabe quais são as diferenças entre as duas?

22/07/2021 • Nenhuma
 Tempo de leitura: 3 min

Talvez você já tenha ouvido falar desses dois termos: contabilidade online e contabilidade digital. Por serem semelhantes, fica fácil confundir e não é incomum que gestores acabem contratando uma opção achando que estão contratando a outra.

Sem dúvida, a transformação digital trouxe diversas modalidades de negócio que até então não existiam. Muitas empresas revisaram seus processos e, com o auxílio da tecnologia, passaram a oferecer serviços que fazem mais sentido para o consumidor da atualidade.

Foi essa tendência que fez com que muitas contabilidades passassem a migrar para uma das opções: contabilidade online e contabilidade digital. Mas você sabe quais são as diferenças entre as duas? Continue lendo e confira!

A evolução do mercado contábil

Atividades contábeis existem desde os princípios de nossa civilização e, como era de se esperar, passaram por diversas transformações ao longo do tempo.

A chegada da internet e de novas tecnologias fez com que esse mercado tivesse um salto repentino, em que competidores mais disruptivos abraçaram essas mudanças e encontraram novos métodos para atender seus clientes.

Foi desse movimento que surgiram as primeiras contabilidades online e digitais.

No caso da contabilidade online, o que motivou sua adoção foi a necessidade de automatizar tarefas e oferecer serviços 100% digitais a um baixo custo. Quando falamos “100% digital”, estamos falando basicamente de plataformas e bots. O serviço é contratado e executado por meio de uma plataforma e o atendimento é, na maior parte das vezes, feito por bots (uma espécie de inteligência artificial que responde mensagens automaticamente).

Já no caso da contabilidade digital, sua adoção foi feita com base na necessidade não só de mais agilidade e menos burocracia, mas também de um atendimento mais próximo, humanizado e consultivo.

Contabilidade online e contabilidade digital: como cada uma trabalha?

Como falamos anteriormente, a contabilidade online basicamente funciona por meio de uma plataforma, que pode ser tanto um site quanto um aplicativo. Sem dúvida, é uma opção bastante prática, mas que dificilmente vai além do básico.

O foco da contabilidade online é automação: o cliente insere os dados necessários, contrata o serviço e recebe pelo que contratou. Com base nas informações, o sistema gera relatórios, confere documentos e faz as entregas.

Caso ele precise de ajuda, o atendimento geralmente é feito por um bot, que faz uma triagem antes de colocar o cliente para falar com um atendente de verdade.

Trata-se de um modelo de negócio mais self-service, em que o gestor não consegue criar uma relação com o contador por trás da tela. O que pode não ser tão interessante para algumas empresas.

Já no caso da contabilidade digital, a tecnologia é usada com o intuito de desburocratizar e aumentar a eficiência e a produtividade, mas sem comprometer o relacionamento.

Por meio de sistemas que automatizam tarefas operacionais e integram dados, a contabilidade digital agiliza processos e tem acesso a informações valiosas. A combinação desses dois fatores é o que dá respaldo para que ela consiga agir como um parceiro estratégico.

Como saber qual das opções melhor combina com o meu negócio?

A resposta para essa pergunta vai depender muito de como sua empresa trabalha e quais fatores você leva em consideração na hora de escolher um parceiro.

Contabilidades online raramente oferecem atendimentos presenciais ou colocam um agente de relacionamento a serviço do cliente, por exemplo. Para gestores que prezam por uma relação de proximidade com seus parceiros ou por uma conversa olho no olho, talvez essa não seja a melhor opção. Nesse caso, o mais recomendado seria uma contabilidade digital.

A contabilidade digital também é aconselhada para empresas que buscam um serviço mais complexo e completo. Como uma consultoria contábil, por exemplo.

O ideal é sempre pesquisar e comparar bastante. Isso vale não apenas entre contabilidade online e digital, mas entre as opções disponíveis em cada uma dessas categorias também. Uma boa dica é checar depoimentos de clientes e verificar que tipo de empresas esses potenciais parceiros costumam atender, para saber se eles têm alguma experiência no seu segmento.

A Velev é uma contabilidade digital que não cansa de inovar e que busca promover conveniência, agilidade e uma excelente experiência. Converse conosco para saber mais!

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

WhatsApp