Controle de gastos para empresas: como fazer com eficiência?

Gastar menos do que se ganha e manter tudo na ponta do lápis é apenas o começo. É preciso levar o controle de gastos para cada um dos processos da empresa.

13/07/2021 • Empresas
 Tempo de leitura: 3 min

Todo empreendedor deve concordar que ter um bom controle de gastos é algo indispensável para o sucesso e longevidade de qualquer negócio.

Isso porque, quando um controle eficiente é praticado regularmente, é possível criar uma reserva de emergência para preparar a empresa para momentos difíceis e, em momentos menos desafiadores, utilizar essa reserva para abraçar oportunidades de investimento e tornar o negócio mais lucrativo.

Gastar menos do que se ganha e manter tudo na ponta do lápis é apenas o começo. É preciso levar o controle de gastos para cada um dos processos da empresa, fazendo com que a atitude passe a fazer parte de sua cultura interna.

Neste artigo, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a começar a praticar o controle de gastos agora mesmo!

Aposte em um bom planejamento financeiro

Não se vai a lugar algum sem um bom planejamento, especialmente quando falamos de finanças. É preciso analisar os números da empresa como um todo, organizando contas a receber e a pagar, definindo e porcentagens para investimentos e mantendo tudo registrado.

Também é interessante estabelecer metas. Quanto sua empresa quer ter de lucro daqui 5 ou 10 anos? Qual seria o valor ideal para uma reserva de emergência? E quanto ao capital de giro? Tudo isso deve ser levado em consideração no seu planejamento financeiro. 

Outro ponto importante é que você nunca deve misturar suas finanças pessoais com as da empresa, como usar seu cartão de crédito pessoal para despesas jurídicas ou vice-versa. É preciso ter disciplina e manter as duas coisas separadas porque, sem isso, você não consegue saber se seu negócio está mesmo lucrativo ou não, o que pode ser bastante prejudicial a longo prazo.

Revise suas despesas

Esse é o conselho básico para qualquer pessoa ou empresa que busca uma vida financeira saudável: gaste menos do que você ganha.

No momento de fazer seu planejamento, é provável que você consiga ter uma visão ampla de seu negócio, especialmente no que se refere a despesas. Trata-se um excelente momento para fazer uma boa revisão disso, separando despesas fixas e variáveis e eliminando gastos desnecessários.

Por exemplo: se seus funcionários gastam muito com deslocamentos até o cliente, não seria melhor resolver certas pendências a distância, por meio de videoconferência? Se você sente que sua equipe perde muito tempo com tarefas operacionais, será que não seria interessante terceirizar tais tarefas?

Quando você para para analisar esses números e questões a fundo, consegue identificar gargalos e tem mais certeza nas suas decisões. Algo bem importante quando se trata de controle de gastos.

Defina um plano de ação para o controle de gastos

Não basta planejar, é preciso agir, certo? Com seu planejamento financeiro e revisão de despesas em mãos, o próximo passo é definir um plano de ação que irá trilhar os caminhos até seus objetivos.

Nossa dica é dividir tudo em etapas, pensando no que pode ser feito hoje, com os recursos que sua empresa tem no momento. Assim, você não ficará preso a metas e planos que dificilmente poderão ser alcançados ou executados no atual contexto.

Lembre-se de usar o método SMART: uma boa meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal (baseada no tempo).

Outra dica é estabelecer métricas que vão te ajudar a identificar se seu plano de ação está sendo colocado em prática e se sua empresa está mesmo no caminho certo. Nunca deixe de avaliar os resultados periodicamente!

Informe e engaje seus colaboradores sobre o controle de gastos

Como falamos no início do texto, atitudes que buscam a redução de despesas devem ser implementadas em todos os processos da empresa. E é praticamente impossível fazer isso sem envolver sua equipe.

Ao definir seu plano de ação, o ideal é definir também ações de endomarketing que irão informar e engajar seus colaboradores. Com sua equipe toda no mesmo barco e remando na mesma direção, será possível levar o controle de gastos para o cerne da empresa. O que, no fim das contas, é o verdadeiro objetivo.

E então, já está pronto(a) para colocar tudo isso em prática? Nossa dica final é começar o quanto antes! Ter controle de seus gastos significa ter controle financeiro, algo indispensável para qualquer negócio que queira prosperar.

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Como vencer a falta de motivação e elevar a produtividade da sua equipe Empresas

Como vencer a falta de motivação e elevar a produtividade da sua equipe

23/04/2020 • 3 min de leitura
Gestão de crise: saiba como a contabilidade certa pode ajudar sua empresa a superar momentos difíceis Contabilidade

Gestão de crise: saiba como a contabilidade certa pode ajudar sua empresa a superar momentos difíceis

23/07/2020 • 3 min de leitura
Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes Imposto de Renda

Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes

13/06/2018 • 2 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp