Cultura interna: aprenda algumas técnicas para manter seus funcionários engajados

26/09/2019 • Empresas,Recursos Humanos
 Tempo de leitura: 3 min

Uma afirmação que todo empreendedor concorda: é impossível levar sua empresa para algum lugar sem o apoio de sua equipe. De nada adianta você se dedicar ao máximo para levar o barco adiante se nem toda a tripulação está remando na mesma direção.

Para qualquer gestor, é extremamente frustrante ter que lidar com problemas como falta de motivação, pouco comprometimento e equipe desunida. E se você sentiu alguma identificação com isso, saiba que essas situações são bastante comuns, principalmente em empresas com um grande número de funcionários.

Continue lendo este texto e aprenda algumas técnicas que podem ajudar a manter seus funcionários engajados.

1 – Tenha transparência nas informações

Ninguém gosta de viajar sem saber para onde está indo. Seu colaborador precisa saber como estão as coisas na empresa e, principalmente, como está o seu próprio trabalho. Ter uma rotina de feedback é essencial para que sua equipe se sinta valorizada e saiba onde pode melhorar.

Além disso, compartilhar informações importantes (como o planejamento estratégico, por exemplo) faz com que as pessoas se sintam parte da empresa de verdade e, por isso mesmo, tenham mais disposição para “vestir a camisa”.

2 – Dê oportunidades de crescimento

Assim como você, seu funcionário tem ambições. Ter um plano de carreira claro e acessível é importante para que sua equipe veja onde pode chegar. Também é interessante investir nos seus talentos, oferecendo cursos e treinamentos.

Desse modo, você não só terá uma equipe mais bem preparada, como também mais motivada, já que ela irá perceber como a empresa confia em seu potencial e está disposta a investir nele.

3 – Melhore e reduza processos

Trabalhos excessivamente operacionais podem ser cansativos e pouco interessantes. Funcionários que ficam presos em rotinas assim podem perder a motivação rapidamente, já que se sentem pouco úteis.

Investir em sistemas que automatizam alguns processos é uma ótima opção para empresas que lidam com muitos trabalhos operacionais. Assim, sua equipe ficará encarregada de tarefas mais estratégicas, o que poderá despertar um espírito mais desafiador e motivado.

4 – Crie um culture code

Toda empresa que realmente se preocupa com seus colaboradores procura criar um código de conduta interna. Isso auxilia as pessoas no dia a dia e também facilita na hora da contratação.

O ideal é fazer isso com a ajuda dos próprios funcionários, fazendo uma pesquisa de clima interno e formulando ações que podem potencializar os pontos positivos e resolver os negativos.

5 – Inclua sua equipe nas tomadas de decisão

Sabemos que, em empresas com grandes times, fica difícil incluir todo mundo em todas as decisões importantes. Entretanto, é interessante pelo menos tentar saber a opinião das pessoas que serão diretamente afetadas por essas decisões.

Por exemplo, se você pretende trocar todas as cadeiras da administração, que tal perguntar para a equipe o que ela pensa sobre isso? Pode ser uma coisa simples, mas faz com que as pessoas se sintam parte do todo e dá a entender que suas vozes estão sendo ouvidas.

6 – Não subestime os momentos de descontração!

Já reparou na quantidade de tempo que você passa com seus colegas de trabalho? Fica bem mais difícil encarar essas horas todas quando as pessoas não se sentem confortáveis umas com as outras, certo?

É por isso que ter um clima agradável é tão importante para manter a produtividade. Um ambiente cheio de tensão pode ser nocivo para todos, levando as pessoas a se sentirem esgotadas, ansiosas e estressadas.

Para isso, invista em espaços onde as pessoas poderão conversar, tomar um café e descontrair. Também é interessante organizar eventos periódicos, para comemorar conquistas, aniversários ou datas especiais. Isso faz com que as pessoas se aproximem mais e sintam mais motivação para trabalhar em conjunto, além de deixar claro que a empresa se preocupa com o bem-estar de todos.

Essas dicas são só o começo! Um verdadeiro líder está sempre buscando novas formas de aproximar seus colaboradores, inspirá-los e ajudá-los a crescer cada vez mais. Afinal, se a empresa vai longe, suas pessoas também vão.

Tópicos relacionados: # # #
Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Muito além de obrigatório: entenda a importância do registro de funcionários Recursos Humanos

Muito além de obrigatório: entenda a importância do registro de funcionários

02/07/2018 • 3 min de leitura
Sou profissional liberal: preciso de uma contabilidade? Geral

Sou profissional liberal: preciso de uma contabilidade?

19/07/2018 • 1 min de leitura
Imposto de Renda – Principais Dúvidas Imposto de Renda

Imposto de Renda – Principais Dúvidas

14/03/2018 • 4 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp