Dicas de produtividade para empreendedores

Quem é empreendedor também precisa manter a produtividade em dia e fazer uma boa gestão de tempo. Conheça algumas técnicas.

23/02/2021 • Empresas
 Tempo de leitura: 3 min

Assim como qualquer outro profissional, empreendedores também sofrem com problemas de produtividade. A correria, o excesso de obrigações e a falta de organização levam muitos empresários a perderem o controle de tarefas e a sofrerem da tão famosa falta de tempo.

Ainda que existam muitas dicas de produtividade, elas nem sempre se aplicam à rotina de quem é dono do próprio negócio.

Afinal, as obrigações e o dia a dia de um funcionário e de um empresário são muito diferentes. E o que funciona para um pode não funcionar para o outro.

Aqui no blog da Velev mesmo já falamos sobre como o gestor pode elevar a produtividade da sua equipe. Mas e quando se trata da produtividade do próprio gestor? Continue lendo e conheça algumas técnicas!

Prefira reuniões curtas e objetivas

A gente sabe que reuniões são importantes e fazem parte do trabalho. Porém, quando não são bem pensadas, elas podem se tornar verdadeiras inimigas da produtividade. Quem nunca participou de uma reunião que poderia ter sido um e-mail?

É preciso pensar se a reunião que se pretende fazer é realmente necessária. E, se for, fazer com que ela seja curta e objetiva, com foco no que precisa ser discutido.

Se tem algo que o home office nos ensinou é que há pendências que podem ser resolvidas com uma troca de mensagens ou com uma chamada de vídeo rápida. O ideal é, após a pandemia, levar essas ideias também para o trabalho presencial.

Saiba priorizar e delegar tarefas

Não é nada incomum que o empreendedor abrace todas as responsabilidades de seu negócio com unhas e dentes. É natural que ele se envolva a fundo e fique preocupado com cada detalhe.

Mas não se deixe enganar: sem delegar, não se vai a lugar algum. Seu tempo é um dos recursos mais preciosos da sua empresa. É preciso saber onde investir ele.

Tente encontrar as tarefas que estão diretamente ligadas ao seu core business e coloque-as como prioridade. Por exemplo: faz sentido que você participe da definição de estratégias para aumentar o volume de vendas, certo? Então as atividades relacionadas a isso devem ser prioridade.

Tudo o que for secundário pode ser delegado ou, até mesmo, terceirizado. Com um serviço de BPO financeiro, por exemplo, você coloca as tarefas desse departamento nas mãos de especialistas e ganha mais tempo para focar em questões mais relevantes.

Respeite seus horários

Se seus funcionários têm horários de chegada e saída, por que você não deveria ter? Trabalhar até tarde da noite, na esperança de zerar a lista de obrigações, pode fazer mal não apenas para você como também para o seu negócio.

Ao negligenciar seu descanso, você corre o risco de ter a concentração comprometida no dia seguinte. Assim, seu trabalho pode ficar pouco eficiente, aumentando as chances de haver erros e o esquecimento de tarefas importantes.

Por isso, respeite seus horários e saiba se desligar do trabalho ao fim do dia. Sua saúde e a saúde do seu negócio agradecem!

Estabeleça “janelas de comunicação”

Um dos grandes desafios na vida do empreendedor é lidar com o grande volume de mensagens, e-mails e ligações. Fica difícil trabalhar quando há tantas pessoas precisando da sua atenção, não é verdade?

A dica é estabelecer “janelas de comunicação”, momentos do dia em que você irá se dedicar totalmente a responder e-mails e retornar ligações. Isso para contatos não urgentes e pendências que podem esperar, claro.

Muitas pessoas separam 15 minutos da agenda para isso, em um momento pela manhã e outro pela tarde. Desta forma, o resto do dia fica livre para que o trabalho de verdade aconteça.

Agora que você já conhece essas dicas, vai poder aplicá-las na sua rotina e manter a produtividade lá em cima! Uma boa gestão de tempo é essencial para que você e sua empresa estejam sempre saudáveis.

Para mais artigos como este, continue acompanhando o blog da Velev: aqui você encontra os melhores conteúdos sobre contabilidade, marketing, empreendedorismo e novas ideias 😉

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp