Ética empresarial: a cultura dos bons princípios

01/10/2018 • Empresas
 Tempo de leitura: 2 min

Infelizmente, há alguns anos, o Brasil passa por uma crise financeira e política que culminou também em uma crise moral, ante fatos descobertos e apresentados à população.

Incrivelmente a crise moral deixou um rastro positivo: a preocupação das pessoas em cobrarem o que é certo e se esforçarem para também agir de modo correto.

O mundo corporativo também mudou e o famoso jeitinho brasileiro está sendo substituído por ações éticas e morais corretas nesse universo.

As lideranças empresariais se deram conta que a ética empresarial é um fator decisivo quando o assunto é competitividade e sobrevivência.

No nosso post falaremos da importância da ética empresarial e porque sua empresa precisa ter suas ações baseadas em bons princípios.

 

Sobre a ética empresarial

 

A ética empresarial se baseia em questões de natureza moral dentro do mundo corporativo e implica na gestão da empresa, nas condutas e métodos de trabalho, na forma de organização de forma geral.

Uma gestão empresarial eticamente correta é aquela que tem comportamentos e ações baseados nos bons princípios, independente da instituição ser pública ou privada.

Dessa forma, a ética empresarial é demonstrada pelo comportamento íntegro e transparente entre a organização e seus gestores. Isso vale também para o relacionamento com os seus clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores e a sociedade em geral.

Em outras palavras, é ela que determina a conduta moral da empresa.

 

A ética empresarial e a nossa responsabilidade

 

Todos somos cidadãos e todos temos os nossos direitos constitucionais, mas também temos nossos deveres e responsabilidades para com o país e para com o meio onde estamos inseridos.

Os princípios éticos devem estar em casa, nas escolas, nas ruas e no ambiente profissional.

E para estar dentro do ambiente profissional é preciso que a empresa exemplifique e cumpra seus deveres de forma correta.

A reputação ética de uma empresa vai mais longe, muitos consumidores deixam de comprar ao saber que a empresa não emite nota fiscal ou não mantém seus funcionários registrados de acordo com a CLT, ou ainda que para exercer suas atividades causam danos ao meio ambiente.

Ser ou não ético é algo pessoal de cada cidadão, mas atinge toda a empresa e a sua gestão de forma negativa.

 

Ser ético é diferente de apenas cumprir a lei

 

A cultura empresarial hoje já mudou muito, mas alguns pontos ainda precisam ser avaliados pelos empreendedores.

Todos sabemos que estar legalizado é de fundamental importância para evitar problemas e danos maiores juntos aos órgãos competentes.

Mas, é preciso estar legalizado de forma consciente e não apenas para cumprir a lei.

É preciso acreditar que se cada empresário, cada cidadão fizer a sua parte baseada nos bons princípios porque acredita ser o melhor a fazer, isso é ser ético.

Priorizando a veracidade e a transparência, é possível ter ainda a grande vantagem de criar um ambiente confiável e com credibilidade, o que vai naturalmente se refletir em fidelidade por parte dos clientes, colaboradores e a sociedade.

Ser ético é uma liberdade de escolha e estar com a empresa legalizada, bem como cumprir com todos os compromissos empresariais baseados nos bons princípios, é sinal de responsabilidade.

Por isso, precisando de ajuda de uma contabilidade, conte com a Velev, teremos uma enorme satisfação em contribuir para que sua empresa seja exemplo de ética empresarial cumprindo suas obrigações fiscais corretamente.

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Operação Concorrência Leal 3 Notícias

Operação Concorrência Leal 3

06/06/2017 • 1 min de leitura
A Contabilize agora é Velev Notícias

A Contabilize agora é Velev

29/05/2018 • 0 min de leitura
Gestão Eficiente Geral

Gestão Eficiente

30/03/2017 • 0 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp