A importância de um sistema de gestão financeira

Você sabe o que é um sistema de gestão financeira e qual é a importância que ele tem para a sua empresa? Leia nosso post e descubra!

27/07/2018 • Contabilidade
 Tempo de leitura: 2 min

O sucesso ou fracasso de uma empresa tem ligação direta com a gestão financeira, já que só por meio dela é possível se organizar, prever gastos e se planejar financeiramente.

Mas fazer esse controle de forma manual, ou até mesmo em planilhas, pode ser bem trabalhoso. Felizmente, já foi criado o que chamamos de sistema de integração, que tem como função a união do fluxo de informações da empresa.

O uso da tecnologia, além de ter um impacto ambiental positivo, ainda pode ajudar sua empresa a se organizar melhor e ter controle em todas as áreas. Continue lendo para saber mais sobre a importância de um sistema de gestão financeira!

Por que usar um sistema de gestão financeira?

A grande vantagem de utilizar um sistema de gestão financeira é a de evitar erros, e, por consequência, ter um melhor controle do dinheiro do seu negócio.

Outro ponto a favor é que por ser um sistema, e não uma tabela no Excel, é possível que diferentes setores façam alterações, sem influenciar um no outro ou ter algum dado furado devido à atualização de uma planilha antiga, por exemplo.

Se o RH, por exemplo, precisa lançar o pagamento enquanto o setor de vendas coloca as novas saídas da empresa, tudo isso pode ser feito simultaneamente e com conexão, proporcionando uma melhor visão de como está indo sua empresa.

Além disso, um sistema de gestão financeira oferece outras vantagens, como:

Redução de custos

Mesmo que sua empresa esteja faturando bastante, aposto que você quer reduzir os custos sem diminuir a qualidade, certo?

O uso de um sistema de gestão financeira permite que seja feita uma análise completa de como o capital está sendo gasto em cada setor e qual retorno ele dá.

O departamento financeiro, utilizando os dados do sistema de gestão, poderá analisar quanto se gasta para fazer tal produto, se isso gera lucro ou prejuízo e, ainda, como podem ser diminuídos os custos.

Por meio dos dados gerados no sistema, também se torna mais fácil verificar o fluxo de caixa, estoque e outros detalhes sobre cada setor.

Decisões baseadas em dados

Para uma empresa crescer é preciso investir em áreas que dão retorno e tentar cortar aquelas que não entregam tanto lucro.

Então, baseado no tópico acima, com um sistema de gestão financeira torna-se mais fácil avaliar em qual setor ou produto vale mais a pena investir de acordo com aquele que dá mais retorno.

A maior parte dos sistemas de gestão oferece uma análise de dados por meio de gráficos, o que facilita bastante a visualização dos relatórios.

Empresa sempre em dia

Por mais que existam pessoas que sejam responsáveis por pagar as contas sempre em dia, um bom sistema de gestão pode ajudar também nessa área.

Um sistema de gestão ainda consegue prever certos gastos, o que ajuda a controlar o fluxo de caixa para que não falte capital.

Outra vantagem é a emissão de notas fiscais para clientes e fornecedores que têm um impacto direto nos impostos, além de tornar a transmissão desses dados para o seu contador muito mais fácil.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de ler Por que você deve separar seus gastos pessoais dos gastos da empresa?.

Tópicos relacionados: #
Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes Imposto de Renda

Carnê-Leão: Dúvidas Frequentes

13/06/2018 • 2 min de leitura
Abertura de empresa: questões e dúvidas iniciais Empresas

Abertura de empresa: questões e dúvidas iniciais

30/08/2018 • 2 min de leitura
Por que você deve separar seus gastos pessoais dos gastos da empresa? Geral

Por que você deve separar seus gastos pessoais dos gastos da empresa?

17/04/2018 • 3 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp