Malha Fina: o que é e como resolver a situação

04/05/2018 • Nenhuma
 Tempo de leitura: 3 min

Ninguém quer ter problemas com o fisco. Além dos encargos financeiros, é muito desgastante a expectativa pelo cumprimento dos prazos e possibilidade de ser penalizado. Esse tipo de problema pode causar várias outras consequências, como a não liberação de passaportes, impedimento de participar em determinados concursos públicos e de obter determinados financiamentos junto a instituições públicas.

Então, como diz o velho e bom ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. Preencher sua declaração da maneira correta é a melhor estratégia para não se envolver ainda mais com a burocracia estatal ao cair na famosa e temida malha fina, que causa preocupação para muitos contribuintes, e será sobre ela que trataremos em nosso artigo.

Entenda agora o que é a malha fina!

A malha fina, caro leitor, nada mais é do que a verificação das inconsistências apontadas entre os dados que constam na base da Receita Federal e os informados pelo contribuinte e que, em alguns casos, pode resultar numa investigação mais aprofundada sobre o contribuinte por parte da Receita Federal.

A fonte de dados do fisco é obtida por meio de várias declarações recebidas por seus contribuintes. Veja exemplos de algumas delas:

De posse desses dados, a Receita Federal os cruza e verifica se conferem com o que foi enviado na sua Declaração de Imposto de Renda. Mas saiba que todo esse aparato não é montado apenas pensando nos contribuintes pessoa física, mas também pessoa jurídica.

Como ser um alvo fácil do fisco

O principal fator que pode levar você a ter que prestar informações para o fisco são dados desencontrados, e para evitar esse tipo de situação fique atento às dicas que daremos à seguir:

  • informe os valores das suas despesas médicas conforme os recibos e notas fiscais emitidos pelos profissionais de saúde;
  • declare todos os rendimentos obtidos durante o período a que se refere a declaração;
  • não informe na sua declaração dependentes que não possuam esse tipo de relação;
  • registre na sua declaração os valores recebidos a título de pensão alimentícia, e não informe valores que não foram realizados;
  • aluguéis recebidos por pessoa física devem constar na declaração;
  • jamais relacione planos previdenciários que nunca foram pagos.

Entenda as consequências de cair na malha fina

Omitir para não pagar imposto pode lhe render muitos prejuízos.

Caso você caia na malha fina por erros ou omissões, a Receita Federal pode instaurar um processo administrativo para apurar a situação.

Constatando-se evidente fraude, você poderá ser multado em  até 225% do imposto devido.

Esse tipo de situação também pode ensejar a abertura de processo judicial por crime tributário e protesto em cartório.

Saiba como resolver pendências devido a declarações já enviadas

Se mesmo depois de muito cuidado e revisões sua declaração foi enviada com dados incorretos, não se desespere, basta fazer uma declaração  “retificadora”.

Dica importante é ter sempre os comprovantes organizados, isso ajuda a atender intimações.

Cair na malha fina é uma ideia que causa temor em muitos contribuintes, e com razão. Mas saiba que preencher com atenção, da maneira correta e ter sempre seus documentos organizados lhe ajudará a resolver com mais rapidez esse tipo de questão.

Ainda tem dúvidas sobre como evitar erros ou regularizar sua situação? Entre já em contato com um dos nossos especialistas!

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Contabilidade e Gestão Contabilidade

Contabilidade e Gestão

23/02/2017 • 0 min de leitura
A diferença entre a receita e o lucro da empresa Geral

A diferença entre a receita e o lucro da empresa

02/08/2018 • 2 min de leitura
Por que você deve separar seus gastos pessoais dos gastos da empresa? Geral

Por que você deve separar seus gastos pessoais dos gastos da empresa?

17/04/2018 • 3 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp