6 dicas de marketing digital para profissionais autônomos

Veja 6 dicas de marketing que vão te ajudar a aumentar suas vendas, divulgar melhor seus serviços e conquistar mais clientes.

20/09/2021 • Empresas
 Tempo de leitura: 4 min

Profissionais autônomos certamente enfrentam grandes desafios em suas carreiras. Afinal, é como se você fosse uma empresa de uma pessoa só, em que você é sozinho(a) é responsável por executar o serviço, manter um bom relacionamento com seus clientes, comprar suprimentos e, claro, cuidar da parte de marketing.

Nesse cenário, o marketing digital se torna uma ferramenta poderosa na mão desses profissionais. Isso porque se trata de uma estratégia de divulgação consideravelmente mais barata e que traz resultados muito mais satisfatórios que mídias tradicionais, como o rádio, TV e jornais impressos.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para profissionais autônomos que querem embarcar no universo do marketing digital e alavancar os resultados de seus negócios. Continue lendo e confira!

01 – Conheça seu público

Nenhuma boa estratégia de marketing é feita sem um bom detalhamento do público-alvo. Para isso, procure fazer perguntas como:  qual faixa etária você pretende atingir? Seu serviço é voltado mais para homens, mulheres ou o gênero não é relevante? Quais necessidades sua solução busca atender? Qual o poder de compra desse público? Estamos falando de um público só ou você atenderá várias frentes?

Para encontrar essas respostas, basta analisar seus clientes atuais ou considerar seus planos futuros. Com esses dados em mãos, será mais fácil estabelecer as próximas estratégias.

02 – Escolha seus canais

Quando se trata de redes sociais, um erro cometido por muitos profissionais autônomos que estão iniciando suas jornadas no marketing digital é atirar para todos os lados.

Atualmente, existem diversas opções de redes sociais que podem ser exploradas. Produzir conteúdo e anunciar em todas elas pode não ser o melhor caminho: é preciso pensar em quais redes seu público-alvo está e só então determinar sua estratégia.

Por exemplo, se seu público for mais velho, talvez estar presente no Facebook, Instagram e WhatsApp possa ser a melhor saída. Se for mais jovem, TikTok, YouTube e Twitter são as melhores opções.

03 – Fique atento(a) aos algoritmos

Algoritmos são uma tecnologia usada por redes sociais para estabelecer quais conteúdos são mais relevantes para cada um de seus usuários, com base em suas atividades dentro da própria rede.

Basicamente, é esse algoritmo que determina se o conteúdo da sua página é importante o suficiente para ser mostrado para mais pessoas. É por esse motivo que é tão difícil “bombar” nas redes: suas publicações nunca irão aparecer para todos os seus seguidores, mas sim para uma pequena porcentagem deles. A não ser, claro, que você invista em posts patrocinados, como iremos explicar mais abaixo.

04 – Inicie seu próprio blog

Iniciar um blog é sempre uma boa opção porque você passará a contar com um canal próprio, que não irá depender de algoritmos de canais de terceiros para funcionar. 

Blogs também são importantes porque fazer-se útil é uma das melhores formas de construir uma audiência. Aparecer na vida dos usuários em momentos de dúvida é uma maneira de conquistar leads que mais tarde poderão ser convertidos em venda. Essa estratégia é chamada de funil de vendas e é conhecida por trazer excelentes resultados.

05 – Aprenda o básico de SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization. Trata-se do sistema que o Google usa para rankear os resultados de suas buscas. Em resumo, esse sistema determina quais conteúdos e sites são mais importantes para estabelecer a ordem em que cada um desses links irá aparecer nos resultados de uma determinada pesquisa.

Para começar a entender de SEO, é preciso conhecer quais métricas o Google utiliza para avaliar a relevância de um conteúdo. Essas métricas envolvem fatores como o número de vezes que a palavra-chave usada na pesquisa aparece no texto, o tamanho das frases e parágrafos, se o texto tem imagens, o número de subtítulos e muito mais.

Entender de SEO é importante para qualquer marca ou profissional autônomo que queira trazer seu site para a primeira página do Google, mas mais importante ainda para quem quer investir em um blog próprio. Todos os conteúdos do seu site e do seu blog devem estar coerente com essas diretrizes.

Existem diversos cursos gratuitos de SEO que irão te ajudar a dar esse primeiro passo, então não tenha medo de começar!

06 – Invista em publicações patrocinadas

Como falamos anteriormente, profissionais autônomos, assim como qualquer marca, dependem da boa vontade do algoritmo para que suas publicações apareçam nas timelines e feeds de seus seguidores.

A única maneira de fazer seus posts aparecerem para mais pessoas, inclusive aquelas que não te seguem, é investindo em publicações patrocinadas.

O alcance que suas publicações atingem sem a necessidade de investimento é chamado de alcance orgânico. E depender só disso não costuma trazer bons resultados.

Criar anúncios em redes sociais como o Facebook e o Instagram é menos complicado do que parece e traz diversas vantagens. É possível especificar exatamente que tipo de audiência você pretende atingir, segmentando por gênero, faixa etária, localização e interesses, por exemplo, e fazendo com que seu anúncio apareça para as pessoas certas.

A outra vantagem é que os resultados atingidos são totalmente mensuráveis e você poderá checar o desempenho de seus anúncios sempre que quiser, podendo mudar a estratégia caso seja necessário.

As dicas que demos aqui são só o começo. Quando se trata de marketing digital, devemos manter um aprendizado constante porque, todos os dias, surgem novas ideias e possibilidades. Então continue se atualizando!

Velev Contabilidade
Escrito por:

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