Modelo de trabalho híbrido: sua empresa está preparada?

Com a pandemia se encaminhando para o seu fim, muitas empresas estão considerando adotar o trabalho híbrido: parte home office, parte presencial. Saiba como adaptar seu negócio a este novo cenário.

18/01/2022 • Empresas
 Tempo de leitura: 4 min

Depois de quase dois anos de pandemia, é natural que algumas pessoas estejam cansadas do home office e queiram voltar ao trabalho presencial. Entretanto, mesmo entre os que sonham com o retorno do cafezinho do escritório, existem aqueles que sentem receio de abrir mão de vez do conforto de trabalhar de casa, especialmente se considerarmos que a pandemia ainda não acabou.

É deste cenário de incertezas que surge o trabalho híbrido, uma nova modalidade que está sendo adotada por empresas de todo o mundo.

O que é o modelo de trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é uma combinação entre o home office e o trabalho presencial. 

Algumas empresas estipulam agendas fixas (como trazer a equipe toda para o escritório nas segundas e quartas e permitir que ela trabalhe os demais dias em home office, por exemplo), outras fazem um revezamento entre os colaboradores e outras ainda permitem que seus funcionários tomem essa decisão sozinhos.

Todos os casos se tratam de trabalho híbrido, uma modalidade que combina perfeitamente com o atual momento da pandemia e que pode ser interessante tanto para os colaboradores quanto para os gestores.

Mas como implementar isso de forma eficiente? Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa nesse processo!

1 – Revise suas métricas para avaliar a produtividade

Já falamos sobre esse tema aqui no blog da Velev: quando seus funcionários trabalham de casa, é preciso utilizar métricas para avaliar a produtividade específicas para esse cenário. A mesma coisa vale para o trabalho híbrido.

Verifique o que funciona melhor para o seu modelo de negócio: vale mais a pena cobrar por horas trabalhadas ou pelas entregas? Os horários de chegada e saída dos funcionários são tão importantes assim? É possível fazer pesquisas de satisfação diretamente com os clientes para saber se a equipe está fazendo um bom trabalho? Existem muitas possibilidades envolvidas.

2 – Faça o revezamento de equipes de forma eficiente

Se a sua empresa tem um grande número de funcionários, estipular uma agenda fixa para o trabalho híbrido não é o mais indicado.

Isso porque, se toda a sua equipe se reunir em um mesmo espaço nos mesmos dias da semana, ficará muito difícil respeitar as medidas de segurança no que se refere ao distanciamento social.

Ainda que o escritório seja espaçoso, se todos chegarem e saírem ao mesmo tempo, possivelmente haverá aglomerações nesses horários, o que colocará a equipe em risco.

O recomendado é criar horários alternativos de chegada e saída, além de fazer um bom revezamento entre os times e os dias da semana. Assim, você terá pequenas equipes trabalhando em dias e horários diferentes.

3 – Não descuide das medidas sanitárias

Por mais que as vacinas estejam nos fazendo ver uma luz no fim do túnel, a pandemia ainda não acabou.

Com o surgimento de novas variantes e vários países estagnados no processo de vacinação, é importante continuar respeitando as medidas sanitárias: distanciamento, espaços ventilados e máscaras.

Atente-se ao nível de ventilação do seu escritório: é possível deixar as janelas abertas para o ar circular?

Também é necessário criar regras que obriguem todos os colaboradores a usarem máscaras de qualidade e bem ajustadas no rosto – o ideal seria a própria empresa fornecer esse equipamento, dando preferência para modelos mais seguros, como PFF2 ou N95.

Manter um bom revezamento de equipes pode garantir um maior respeito às regras de distanciamento social. Oriente seus colaboradores a evitar aglomerações, especialmente em espaços confinados ou com pouca ventilação.

A limpeza constante de superfícies não é tão importante quanto a combinação de ventilação, distanciamento e máscaras, mas se isso faz sua equipe se sentir mais segura, talvez seja interessante investir nisso também.

Por que adotar o trabalho híbrido?

Um estudo recente da consultoria Pew Research Center mostrou que 55% das pessoas não querem retornar à rotina de trabalho presencial.

Muitas empresas que forçam seus funcionários a voltar ao “velho normal” acabam perdendo talentos, que se demitem para procurar vagas 100% remotas.

Em um momento em que reter mão de obra qualificada é tão importante, exigir esse retorno ao escritório pode ser um tanto arriscado.

Também vale salientar que o home office é benéfico para as empresas, já que elas reduzem custos com o espaço físico (como energia elétrica e suprimentos) e passam a contar com uma equipe mais produtiva.

Apostar no trabalho híbrido permite que você obtenha essas vantagens e consiga aproveitar os benefícios do presencial, como as conversas, a colaboração e a própria manutenção da cultura interna. 

E então, já está pronto(a) para colocar tudo isso em prática na sua empresa? O pós-pandemia será marcado por novos métodos de trabalho e comportamentos de consumo, estar preparado para essas mudanças é essencial!

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

WhatsApp