Declare seu IR

É fácil, rápido e digital: faça tudo sem sair de casa!

Produtividade no home office: veja 5 dicas que vão fazer a diferença

Tá difícil manter a concentração trabalhando de casa? Separamos algumas dicas que podem te ajudar!

11/05/2020 • Empresas
 Tempo de leitura: 4 min

A pandemia nos obrigou a mudar nossos estilos de vida da noite para o dia, principalmente no que se refere ao trabalho. Todos estão fazendo sua parte para achatar a curva de transmissão: quem trabalha com serviços essenciais está adotando uma série de medidas de segurança e quem tem a possibilidade de trabalhar remotamente está optando por fazer home office.

E para quem nunca havia trabalhado dessa forma antes, a adaptação pode ser um pouco difícil. Afinal, o escritório e a casa são lugares completamente diferentes e criar uma nova rotina pode ser mais complicado do que parece.

Tudo isso pode comprometer bastante a produtividade, provocando frustração, projetos atrasados e trabalhos acumulados.

Continue lendo e veja algumas dicas que podem te ajudar a reconquistar seu foco e a render como nunca, mesmo trabalhando de casa.

1 – Tenha uma rotina bem definida

Seu cérebro estava acostumado com uma rotina antes dessa situação toda acontecer. Ele conseguia entender que o dia de trabalho havia começado porque existia uma série de atividades que deixavam isso claro – o banho logo ao acordar, a troca de roupa e o deslocamento até o local de trabalho, por exemplo.

No home office, a maioria dessas coisas não acontece e seu cérebro não consegue interpretar que você está de fato trabalhando. Ter uma rotina estabelecida, como fazer exercícios físicos pela manhã ou apenas passar o café, já ajuda sua mente a entender que o dia começou, fazendo com que ela fique mais focada e produtiva.

É importante, também, respeitar os horários, tanto os de início e o término do dia de trabalho quanto o de almoço. Você pode, é claro, adotar horários que condizem com os momentos do dia em que você é mais produtivo(a) (essa é uma das grandes vantagens do home office), mas sejam quais forem, eles devem ser respeitados.

2 – Separe um espaço da sua casa exclusivo para trabalho

Não pense que estamos falando sobre transformar um cômodo vago da sua casa em um escritório. É possível fazer isso de forma bem mais acessível e menos complicada!

Somente uma mesa de escritório posicionada em algum local estratégico, com todos os seus equipamentos de trabalho, já consegue criar esse espaço. Também é possível usar a própria mesa de jantar, separando uma parte do móvel e uma cadeira que você só irá utilizar enquanto estiver trabalhando.

Procure não levar o notebook para a cama ou sofá e trabalhar de lá, por mais confortável que isso pareça. Ter bem delimitado o que é espaço de trabalho e o que é espaço de descanso ajuda seu cérebro a entender melhor em quais momentos ele deve ser produtivo.

3 – Cada tarefa no seu tempo

Ao contrário do que muitos dizem, nosso cérebro não consegue executar várias tarefas ao mesmo tempo, isso só causa desgaste mental e prejudica a eficiência do seu trabalho.

Procure criar, diariamente, uma lista de obrigações que precisarão ser cumpridas. Ao lidar com um projeto grande, tente não olhar para o todo, mas para cada etapa. Separe o projeto em pequenas tarefas, crie suas listas a partir disso e estabeleça um prazo para cada uma delas.

Saber exatamente o que você terá que fazer (e em qual prazo) te ajudará a ter mais controle das atividades e mais motivação para executá-las.

4 – Não deixe a colaboração de lado

Trabalhar em conjunto é uma ótima maneira de levantar novas ideias, encontrar soluções mais inovadoras e aumentar a sinergia entre os membros da equipe.

É por isso que o distanciamento social não pode impedir que o trabalho colaborativo aconteça, mesmo que cada um esteja em sua casa. É possível fazer reuniões por videoconferência, em ferramentas como o Whereby, Zoom e Google Meet, ou apenas manter a conversa por meio de plataformas como o Slack.

O importante é todo mundo continuar em contato e trabalhando juntos. Não apenas pela qualidade do trabalho, mas também pela saúde mental de cada colaborador.

5 – Cuide da sua saúde mental

É claro que não poderíamos deixar de mencionar esse ponto. Afinal, a maioria das pessoas não está trabalhando de casa porque quer, estamos vivendo uma situação incomum e preocupante, que nos obrigou a mudar nossas rotinas de trabalho.

A combinação do isolamento social com a preocupação constante pode prejudicar a saúde mental de qualquer um. E é bem difícil que uma mente pouco saudável possa ser produtiva.

Por isso, cuide desse aspecto antes de mais nada. Verifique se você está consumindo notícias e informações em excesso, se tem dormido corretamente e se tem conseguido ocupar algumas horas do seu dia com lazer e distrações. Mantenha contato com as pessoas que ama, encontre um hobby que te faça bem e, se preciso for, peça a ajuda de um profissional.

Agora que você já conhece essas dicas, vai ficar um pouco mais fácil manter o ritmo e produzir como nunca! Ou pelo menos tirar o melhor dessa fase, descobrindo novas ferramentas, talentos e formas de trabalho.

E não esqueça as recomendações mais importantes: lave suas mãos corretamente, não saia de casa sem necessidade e, se sair, use máscara. A saúde vem sempre em primeiro lugar 😉

Tópicos relacionados: # #
Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp