Sou profissional liberal: preciso de uma contabilidade?

19/07/2018 • Geral
 Tempo de leitura: 1 min

É comum pensar que contabilidade é apenas para empresas (pessoas jurídicas), mas, em muitos casos, esse serviço é destinado para pessoas físicas, como é o caso dos profissionais liberais.

Aqui neste post, já falamos sobre como o profissional liberal tem obrigações perante a Receita Federal e a Previdência Social. Questões que, muitas vezes por desconhecimento, são deixadas de lado. Isso até o momento em que você é surpreendido por uma notificação dos órgãos responsáveis.

Daí vem a importância do profissional liberal conhecer suas responsabilidades fiscais.  E, para facilitar o cumprimentos delas, o melhor caminho é ter uma contabilidade como parceira. Pois é ela que dará a segurança para que você exerça sua atividade sem ter essa preocupação.

É o profissional contábil quem garantirá que sua atividade está em conformidade com a legislação tributária e fiscal, assim como com as questões municipais, como o alvará de funcionamento, por exemplo.

Desta forma, enquanto a sua contabilidade se preocupa em atender as obrigações legais, você poderá aproveitar o seu tempo para se dedicar ao seu negócio.

Mas as vantagens não param por aí! Há várias questões que podem interferir diretamente nos resultados do seu trabalho, visto que, para a tributação correta das receitas, existem procedimentos específicos, despesas dedutíveis e informações obrigatórias.

Além disso, há também a emissão de notas fiscais, folhas de pagamento (caso tenha funcionários), elaboração da Declaração do Imposto de Renda e outros processos que precisam ser mantidos de acordo com a legislação.

Contabilidade é um serviço que demanda conhecimento e que pode trazer inúmeros benefícios, já que, com um acompanhamento técnico, você saberá qual é a sua carga tributária, quais são suas maiores despesas (podendo, então, reduzir custos), qual é sua margem de lucro e receber auxílio em tomadas de decisão que envolvem questões financeiras.

E com o devido acompanhamento, o contador poderá contribuir para desenvolver as melhores ações e identificar o momento certo para você dar um passo à frente: abrir uma empresa e expandir o seu negócio.

Velev Contabilidade
Escrito por:

Velev Contabilidade

Veja também

IRPF 2019: perguntas e respostas Imposto de Renda

IRPF 2019: perguntas e respostas

02/03/2019 • 5 min de leitura
Tabela IRPF 2017 Imposto de Renda

Tabela IRPF 2017

08/03/2017 • 0 min de leitura
Muito além de obrigatório: entenda a importância do registro de funcionários Recursos Humanos

Muito além de obrigatório: entenda a importância do registro de funcionários

02/07/2018 • 3 min de leitura

Atuamos em diversos segmentos

Conheça a Velev descubra porque somos a melhor opção para o seu negócio: uma contabilidade digital, fácil e para você 😉

Conheça a Velev
Fale com a gente no Whatsapp