Os dias estão contados para as carteiras recheadas de documentos, uma vez que providências estão sendo tomadas para que o seu celular possa, de forma eletrônica, apresentar todos os documentos obrigatórios no Brasil.
Chega a eleição e inicia-se a busca pelo título de eleitor. O CPF precisa estar sempre em mãos para qualquer compra. O RG para documento oficial.
Sem contar a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, que precisa estar sempre junto para ser apresentada nos casos de blitz ou quando precisa-se do número do registro.
Tudo ficaria mais fácil se os documentos estiverem disponíveis no celular. O que você talvez não saiba é que isso já é realidade para alguns documentos.
Basta alguns cliques e pronto, lá estão os registros eletrônicos, que não ocupam espaço na carteira, e estão disponíveis a qualquer momento.
Leia nosso post e fique sabendo das novidades que facilitarão sua vida!
O que é um documento digital?
Documento digital é aquele que está armazenado num servidor e que tem valor jurídico.
Portanto, o documento digital substitui o documento em papel e traz uma série de vantagens:
● Não se desgasta e deteriora;
● Está sempre disponível;
● Pode ser acessado de qualquer equipamento móvel (tablets e celulares);
● Não se perde.
Alguns documentos no Brasil já ingressaram no mundo digital.
O título de eleitor e a carteira de motorista são dois deles, que ainda no primeiro estágio foram bem recebidos pela população que já começou a usufruir dos benefícios.
Como funciona o título de eleitor digital?
Conhecido como e-Título e desenvolvido sob a coordenação da Justiça Eleitoral, permitirá a qualquer eleitor acessar o seu título eleitoral utilizando o smartphone ou tablet já nas eleições de 2018.
Basta que o eleitor siga as instruções do vídeo produzido pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral e estará cadastrado e com o seu título de eleitor salvo em seu equipamento móvel.
É o início de uma grande transformação que ocorrerá nos próximos anos, imagine não precisar mais da emissão de inúmeros documentos em papel?
Carteira de motorista digital é outra novidade
Conhecida como CNH-e, Carteira Nacional de Habilitação Digital ou ainda CNH digital, ela já é uma realidade em todos os estados brasileiros.
A CNH-e substitui a carteira de motorista tradicional e os dados ficam armazenados no próprio equipamento móvel, possuindo um sistema de segurança que impede fraudes, uma vez que o seu acesso só ocorre a partir da digitação de uma senha.
Os dados são criptografados dificultando qualquer fraude digital.
Se você deseja se livrar de mais um documento em papel, o caminho é acessar o Portal de Serviços do DENATRAN e seguir as orientações.
Tal qual o título de eleitor, a CNH-e também está em fase de melhorias, e certamente em breve todos os motoristas do Brasil estarão utilizando documentos digitais.
O que vem por aí em termos de documentos digitais
O Brasil dá os primeiros passos no que se refere a documentos digitais, temos capacidade e tecnologia para isto, necessitando tão somente uma regulamentação e legislação apropriada.
O governo federal trabalha no sentido de unificar em um único documento o CPF, a carteira de identidade e o título de eleitor.
Este documento, conhecido por DNI ou Documento Nacional de Identificação, elimina também a certidão de nascimento e de casamento e estuda-se a possibilidade da inclusão da carteira de motorista, a CNH.
Teremos então um único documento que trará todas as informações necessárias para o cotidiano do cidadão brasileiro.
E o que é melhor: provavelmente um documento digital que estará disponível no seu celular.
Se você gostou do nosso post, leia também sobre Transformação digital: ainda dá tempo de se preparar.