Infelizmente, há alguns anos, o Brasil passa por uma crise financeira e política que culminou também em uma crise moral, ante fatos descobertos e apresentados à população.
Incrivelmente a crise moral deixou um rastro positivo: a preocupação das pessoas em cobrarem o que é certo e se esforçarem para também agir de modo correto.
O mundo corporativo também mudou e o famoso jeitinho brasileiro está sendo substituído por ações éticas e morais corretas nesse universo.
As lideranças empresariais se deram conta que a ética empresarial é um fator decisivo quando o assunto é competitividade e sobrevivência.
No nosso post falaremos da importância da ética empresarial e porque sua empresa precisa ter suas ações baseadas em bons princípios.
Sobre a ética empresarial
A ética empresarial se baseia em questões de natureza moral dentro do mundo corporativo e implica na gestão da empresa, nas condutas e métodos de trabalho, na forma de organização de forma geral.
Uma gestão empresarial eticamente correta é aquela que tem comportamentos e ações baseados nos bons princípios, independente da instituição ser pública ou privada.
Dessa forma, a ética empresarial é demonstrada pelo comportamento íntegro e transparente entre a organização e seus gestores. Isso vale também para o relacionamento com os seus clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores e a sociedade em geral.
Em outras palavras, é ela que determina a conduta moral da empresa.
A ética empresarial e a nossa responsabilidade
Todos somos cidadãos e todos temos os nossos direitos constitucionais, mas também temos nossos deveres e responsabilidades para com o país e para com o meio onde estamos inseridos.
Os princípios éticos devem estar em casa, nas escolas, nas ruas e no ambiente profissional.
E para estar dentro do ambiente profissional é preciso que a empresa exemplifique e cumpra seus deveres de forma correta.
A reputação ética de uma empresa vai mais longe, muitos consumidores deixam de comprar ao saber que a empresa não emite nota fiscal ou não mantém seus funcionários registrados de acordo com a CLT, ou ainda que para exercer suas atividades causam danos ao meio ambiente.
Ser ou não ético é algo pessoal de cada cidadão, mas atinge toda a empresa e a sua gestão de forma negativa.
Ser ético é diferente de apenas cumprir a lei
A cultura empresarial hoje já mudou muito, mas alguns pontos ainda precisam ser avaliados pelos empreendedores.
Todos sabemos que estar legalizado é de fundamental importância para evitar problemas e danos maiores juntos aos órgãos competentes.
Mas, é preciso estar legalizado de forma consciente e não apenas para cumprir a lei.
É preciso acreditar que se cada empresário, cada cidadão fizer a sua parte baseada nos bons princípios porque acredita ser o melhor a fazer, isso é ser ético.
Priorizando a veracidade e a transparência, é possível ter ainda a grande vantagem de criar um ambiente confiável e com credibilidade, o que vai naturalmente se refletir em fidelidade por parte dos clientes, colaboradores e a sociedade.
Ser ético é uma liberdade de escolha e estar com a empresa legalizada, bem como cumprir com todos os compromissos empresariais baseados nos bons princípios, é sinal de responsabilidade.
Por isso, precisando de ajuda de uma contabilidade, conte com a Velev, teremos uma enorme satisfação em contribuir para que sua empresa seja exemplo de ética empresarial cumprindo suas obrigações fiscais corretamente.